Web Mail Web MailWeb Mail
Aceitamos:
           17 de Dezembro de 2018, Taubaté | (12) 3632 2061 / (12) 99154-5195

Espaço Aprender - Fonoaudiologia


O fonoaudiólogo é o profissional que atua principalmente nas áreas de linguagem oral e escrita, voz e audição, podendo desta forma realizar avaliações, diagnósticos e tratamento.
O Espaço Aprender vem direcionando seu trabalho fonoaudiológico nas áreas de:


Linguagem: a qual o profissional consegue diagnosticar alterações de linguagem oral e/ou escrita.
Os mais frequentes na linguagem oral aparecem os atrasos na fala, dificuldade na formação de frases, omissões e acréscimos de sons, troca de fonemas e gagueira.
Já na linguagem escrita as dificuldades podem ser devido seu desenvolvimento ou alguma dificuldade encontrada ao longo do processo escolar. As características encontradas em crianças com dificuldades de aprendizagem são: erros ortográficos (omissões, inversões, substituições, transposições, erros na associação fonema grafema), lentidão e dispersão ao realizar a cópia, confusão de palavras semelhantes, alterações no traçado da letra e leitura lenta com baixa compreensão.


Motricidade Orofacial: o fonoaudiólogo trabalha com a musculatura da face, boca e língua. Devido problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração, posicionamento da língua de modo errado, problemas de má oclusão, tonicidade e mobilidade facial.


Educacional: Realização de orientação, estimulação e detecção de problemas de comunicação oral/escrita, inserindo também aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos.


Processamento Auditivo Central: pode ser dividido em avaliação e intervenção, sendo que a avaliação é referente a realização do exame para identificar quais as áreas especificas alteradas e quantificar as dificuldades apresentadas. E a intervenção fica responsável em estimular as habilidades auditivas necessárias para o recebimento das informações e assim ocorrer uma boa compreensão da mensagem.


O Fonoaudiólogo compartilha junto com a família e a escola a responsabilidade de detectar as alterações da comunicação e da linguagem que estão se desenvolvendo e destacando em seus ambientes e assim iniciar as intervenções necessárias.


A participação da Fonoaudiologia junto ao Espaço Aprender é de complementar a avaliação multidisciplinar, permitindo um olhar aprofundado para as competências necessárias para desenvolvimento da linguagem oral e escrita, como também a orientação necessária para pais e equipe escolar.